Portal Teatro Brigadeiro

Portal Teatro Brigadeiro

Portal Teatro Brigadeiro

Portal Teatro Brigadeiro

Dicas Para Tirar Manchas na Pele

Contra as manchas na pele precisamos de uma estratégia global , que visa combatê-las em várias frentes. Quer sejam consequência da exposição ao sol, drogas fotossensibilizantes ou fatores hormonais, as descolorações da pele não desaparecem com um único método, mas através de vários métodos associados ( produtos clareadores, proteção solar, esfoliação, suplementos alimentares e, em alguns casos, medicina estética).

A boa notícia é que com muita paciência a hiperpigmentação  é eliminada ou diminuída consideravelmente, o ruim é que os resultados não são tão imediatos. « Quanto mais profunda a mancha, mais tempo para reduzi-la, porque significa que foi formado há muito tempo. Por outro lado, as manchas recém-formadas são as mais fáceis de reduzir », afirma a Dra. Maria Rosa Gaviglio, dermatologista e estética.

Como entender a profundidade da mancha na pele ? “Através de um candeeiro denominado Wood’s Light que consegue olhar“ por baixo ”da superfície da epiderme, identificando também as manchas que vão se formar: quanto mais escuros os sinais, mais recentes são ou ainda não foram destacados”. Esta “fotografia” do rosto serve, portanto, para sugerir ao médico a terapia para corrigir a  hiperpigmentação , com tratamentos de medicina estética a serem realizados na clínica (como  peelings químicos , lasers ou luz pulsada), ou remédios tópicos para  serem aplicados em casa. Às vezes, ambas as abordagens são necessárias.

E eles funcionam? «Como sempre quando se trata de cuidados com a pele, a consistência é recompensada, assim como o uso de várias soluções “combinadas” juntas ».

O que fazer contra manchas

Se as manchas forem leves a moderadas , você pode iniciar uma espécie de “terapia em casa” com produtos clareadores e despigmentantes específicos . Eles são encontrados em farmácias e perfumaria. Também funcionam bem contra as sardas , ou seja, aquelas manchas que se assemelham a sardas e que já aparecem no primeiro sol .

Se, apesar dos esforços, as manchas não desaparecerem ou se você desanimar no início, pode entrar em contato com o dermatologista ou o médico estético que avaliará como intervir. O peeling com ácidos esfoliantes geralmente é indicado para manchas superficiais, a menos que você use ácidos muito concentrados que renovam a pele profundamente; o laser, por outro lado, é reservado para os mais profundos e mais resistentes aos cosméticos ou ao cloasma de difícil eliminação.

Todos os produtos anti-manchas que apresentaremos nas próximas galerias podem ser usados ​​após qualquer tratamento médico: «a utilização de produtos anti-manchas específicos melhora os resultados obtidos com o peeling ou lasers e os estabiliza com o tempo. Uma mulher que já teve problemas de manchas deve, na verdade, nunca abandonar completamente uma terapia específica, usando cremes clareadores assim que o problema reaparece e filtros solares o ano todo ».

Quando são usados ​​produtos anti-manchas?

«Geralmente, depois do verão, a partir do final de setembro  e todo o inverno até o final da primavera. A razão é que muitas vezes contêm ácidos esfoliantes que podem reagir ao sol, tornando a pele muito irritável. Por isso, é bom suspender o seu uso assim que a luz nas nossas cidades se intensifique, mesmo que não saia de férias ».

Produtos anti-manchas para uso no outono-inverno

Melannun age é um ótimo produto formulado com ingredientes que clareiam a mancha , inibindo a formação do excesso de melanina: essa é a verdadeira causa que dá origem à hiperpigmentação, uma distribuição desorganizada do pigmento produzido pelos melanócitos, você pode acessar melannun age bula e ver mais detalhes sobre esse creme contra melasmas.

 «Outrora o princípio ativo clareador por excelência era a hidroquinona , mas durante alguns anos só foi permitido nos preparados galênicos prescritos pelo médico. No entanto, laboratórios científicos selecionaram outros ingredientes ativos capazes de atenuar a descoloração com a mesma capacidade da hidroquinona a 4%: são seguros e bem tolerados ».

Além disso, os produtos despigmentantes contêm ácidos esfoliantes específicos. “Por isso é bom aplicá-los em períodos afastados do sol forte , destinados tanto à exposição solar direta como à luz intensa , pois isso também – foi descoberto – é um fator que escurece as manchas já presentes”. O ideal é usá-los de outubro a abril , e em caso de dúvida consulte o seu farmacêutico ou perfumista de confiança e leia o folheto informativo.

Produtos anti-manchas para usar TAMBÉM no verão

Existem, no entanto, alguns produtos clareadores da pele que não contêm ácidos esfoliantes, mas sim substâncias não fotossensibilizantes , que podem ser usados ​​com segurança no verão . É o caso, por exemplo, da arbutina , do extrato de videira ou do alcaçuz, que retardam a síntese da melanina, contrariando sua distribuição desigual e excessiva nas camadas da epiderme.

Se você for ao sol, ficará bronzeado do mesmo jeito, mas melhor. E sem o risco de escurecer as manchas presentes ou ver surgirem novas. Eles podem ser usados sob o sol para aumentar seu escudo protetor.

Como funcionam os produtos anti-manchas?

“Eles não têm“ apenas “o propósito de clarear a mancha, mas realizam diversas ações que visam, sobretudo, obter uma tez luminosa e uniforme”, especifica o médico. Em particular, os produtos despigmentantes são usados ​​para:

– colocar os melanócitos em repouso, ou seja, as células que produzem melanina : “quem tem o rosto manchado tem melanócitos que produzem melanina em excesso ou de forma desigual: só interrompendo sua ação de” estourar “é que se controla o fenômeno das manchas na pele” ;

– correta hiperpigmentação : «a forma mais eficaz é a esfoliação das células mortas” manchadas “pelo excesso de pigmento»;

– regenerar a pele : ao trazer novas camadas epidérmicas à superfície, a pele ficará uniforme e iluminada.

Estratégia global de remoção de manchas

Uma tez uniforme é restaurada por meio de um programa de clareamento completo. “Não se pode pensar em derrotar as manchas pulando alguns passos: para um resultado ideal, todos devem ser seguidos metodicamente”. Quais são essas ações indispensáveis para remover manchas ?

1) Proteção do sol

Proteger a pele do sol durante o tratamento de manchas ajuda a acalmar os melanócitos “loucos” e a acostumá-los a liberar melanina constantemente.

“Na verdade, é bom não baixar a guarda o ano todo , e não só de maio a setembro. Além disso, a maioria dos tratamentos contém ácidos que podem ser fotossensibilizantes: isso significa que a pele pode ficar ainda mais manchada ».

2) Produtos direcionados

Eles são divididos em concentrados despigmentantes para serem aplicados localmente no local e em uniformização para todo o rosto . Tanto de dia como de noite. As especialidades cosméticas anti-manchas diurnas sempre contêm um protetor solar, nunca abaixo de FPS 30. Existem vários cosméticos iluminadores que não clareiam precisamente as manchas, mas têm o objetivo de deixar a tez mais radiante.

3) Esfoliação constante

Geralmente, durante um tratamento específico contra manchas, é bom esfoliar a pele de forma controlada. A esfoliação serve para eliminar a camada de células manchadas e para penetrar melhor os princípios ativos clareadores que serão aplicados posteriormente.

Pode-se optar pela esfoliação mecânica , utilizando esfoliantes em microgrânulos para massagear no rosto e depois enxaguar: a pele, porém, não deve ser esfregada como se fosse um tecido manchado para lavar, melhor agir com delicadeza.

Ou a esfoliação química pode ser considerada com a aplicação noturna de ácidos esfoliantes (glicólico, mandélico, AHA, etc.). Porém, se o anti-manchas já contiver ácidos esfoliantes, é bom evitar a sobreposição de outros ácidos: a pele pode ser afetada.

4) Cremes calmantes

Por fim, não se esqueça de acalmar a pele, posta à prova com tratamentos anti-manchas, com especialidades calmantes que funcionam como bálsamos confortáveis. Eles geralmente são baseados em óxido de zinco. Vamos nos proteger de qualquer vermelhidão e irritação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *